quarta-feira, 9 de novembro de 2016

R Múltiplo



O que é o R que utilizo nos fechamentos dos trades? 


É uma padronização de desempenho, é a quantidade que eu arrisquei (aceitei arriscar antes de sair da negociação) e quanto eu ganhei em cima disso, a perda por padrão tem que ser sempre essa parte que eu aceitei arriscar (algumas vezes podem ser maiores, ou bem maiores que 1R).

Um exemplo: 


Meu setup deu compra em USIM5, vou entrar nesse trader com a ação em R$6,00 e vou comprar 100 ações, totalizando R$600,00, até aqui tudo normal, mas vou encontrar um ponto no meu gráfico ou vou usar meu setup para dizer onde vou sair desta negociação, no caso vamos dizer que seria R$5,50, então sairia com a perda de R$50,00 (R$600 – R$550 = R$50). Então neste caso eu arrisquei R$50,00 e esse valor é meu R Múltiplo.

R = R$50,00

Só que vamos dizer que tudo deu certo nessa negociação e essa ação da USIM5 foi subindo até chegar em R$8,00 e eu resolvi sair da negociação, então eu vendi e fiquei com R$800 e R$200 reais de lucro (R$800 – R$600 = R$200) certo? Mas como estou usando o R para padronizar meu desempenho então tenho que trazer o resultado para R, então R$200 / R$50 = 4R, bem fácil não é?

Faço isso em todas as negociações que abro, então o R muda sempre para cada negociação.

Então para que serve o R Múltiplo:
- Padronização do risco
- O R representa o meu desempenho

- Não é padronização de ganho em moedas, e sim em relação ao risco.

Exemplo real:

Dia 20 de junho meu setup estava gritando para eu comprar BRAP4 a R$8,33, pelo setup e pelo gráfico acabei colocando o stop em R$7,58, comprei 100 ações. caso tudo desse errado e meu stop fosse acionado eu venderia as ações compradas e ficaria com um prejuízo de R$75,00. Então meu R = R$75,00.




Mas como tudo deu certo e meu stop só foi subindo junto com a ação, vendi BRAP4 no dia 11 de agosto a R$10,50, e acabei lucrando na operação R$217 nesta operação, então R=R$217,00/R$75,00, que fica R=2,90 para arredondar.



Espero que o pessoal tenha entendido, e acabem usando o Multiplo de R nos traders.

Até a proxima

4 comentários:

  1. Legal acompanhar o blog de um trader, meu blogrol só tinha holders. Abraço e boa sorte nos negócios!!!

    ResponderExcluir
  2. Espero que goste Micro e algumas vezes compro ações com embasamento fundamentalista, então ela fica mais tempo na carteira.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, descobri ele hj, vou acompanhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está gostando do blog Pobre Endividado?
      Qualquer coisa pode descer a lenha.

      Ah comecei acompanhar o seu também.

      Abraços

      Excluir